Publicidad

Breaking News

EN BRASIL ... BOLIVIANOS PARTICIPAN EN LA ESCUELA DE SAMBA .. ACADEMICOS DE TATUAPE.


Nenê de Vila Matilde e Acadêmicos do Tatuapé vencem no Acesso

Por: Thiago baltazar - São Paulo, 20 de fevereiro de 2012
Nenê teve 179,7 pontos e Tatuapé, 179,3 pontos.
 Duas escolas desfilam no Grupo Especial em 2013.
Do G1 SP
























Carro abre-alas da Nenê de Vila Matilde (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Acadêmicos do Tatuapé contou a trajetória de Leci Brandão (Foto: Márcio Pinho/G1)


A Nenê de Vila Matilde e a Acadêmicos do Tatuapé foram as vencedoras do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo. O resultado saiu por volta das 21h45 desta terça-feira (21). A Nenê de Vila Matilde teve 179,7 pontos e a Acadêmicos, 179,3 pontos. As duas escolas desfilam no Grupo Especial a partir do ano que vem.

O resultado do Grupo de Acesso demorou a sair por causa da confusão durante a apuração do Grupo Especial, quando um integrante da Império de Casa Verde invadiu o local onde eram lidas as notas, pegou cédulas com as notas e saiu correndo, após rasgá-las. A previsão é que o resultado do Grupo Especial não saia nesta terça.

Quarta escola a se apresentar, a tradicional Nenê de Vila Matilde entrou no Anhembi com um enredo sobre Xica da Silva, em uma celebração à cultura dos negros brasileiros. A letra do samba homenageou Seu Nenê, fundador da escola, que morreu em 2010. Uma alegoria com o rosto do fundador também foi feita, carregando a bandeira da escola.

Na comissão de frente, os integrantes vieram fantasiados de membros de cortes reais, com direito a peruca e pintura branca no rosto. A coreografia incluiu a simulação de bailes e movimentos com leques. Zumbi dos Palmares foi lembrado, assim como o sonho da abolição dos escravos.

A Acadêmicos do Tatuapé completou 60 anos em 2012 e escolheu como enredo a trajetória da compositora e cantora Leci Brandão. O 1º setor, “A essência e a arte no nascer” lembra o nascimento, entre as décadas de 40 e 50, de grandes estrelas do samba. Leci inicia sua trajetória e se torna uma das primeiras mulheres a entrar na ala dos compositores.


Comunidade boliviana vai à passarela do samba homenagear Leci Brandão


A escola de samba Acadêmicos do Tatuapé foi a penúltima a desfilar neste domingo (19) no sambódromo do Anhembi. Com 2 mil membros, dentre eles sete bolivianos, a escola fez uma homenagem à cantora e compositora Leci Brandão.

Leci Brandão revela o carinho ao Bolívia Cultural e a comunidade boliviana ressaltando a história política da Bolívia no ambiente histórico mundial.



Em entrevista ao Bolívia Cultural, a sambista agradeceu o apoio da comunidade boliviana em sua homenagem. “Foi um prazer muito grande. Não é sempre que temos a oportunidade de conhecer um povo da América Latina com uma história política tão bonita e tão importante. Agradeço por ter tido o privilégio da participação dos bolivianos nesse desfile da Tatuapé”, disse.

Assim como Lorena Porcel e Paola Alvarado, que desfilou na comissão de frente da agremiação, outros bolivianos também participaram da folia.  O casal Gigliola Pelaez e Alan Cristian Alborta ficaram emocionados com o desfile. “Foi lindo. Espero ter outra oportunidade para voltar”, disse Alan.

A estreante Gisele Amaral, descendente de bolivianos, ficou feliz em ver a integração dos imigrantes com a comunidade no carnaval. “Foi a primeira vez em que participei. A bateria contagia. Foi muito bom ver que os bolivianos estão se enturmando”, disse. Gisele ainda fez um convite para que todos participem do carnaval, pois “serão bem recebidos aqui”, declarou.

Para Daniza Pelaes, também boliviana, o desfile foi “lindíssimo; uma experiência única”.

Em 2012 a Acadêmicos do Tatuapé comemora 60 anos de história. Porém, a agremiação já está de olho no futuro. Para os próximos anos, há a intenção de se aumentar o número de integrantes bolivianos participando do carnaval junto com a escola. “Gostaria que houvesse muito mais bolivianos. Quero fazer um convite à comunidade boliviana para que venham fazer parte da nossa família. São todos muito bem vindos. Será um prazer receber a todos”, convidou o vice-presidente da Acadêmicos, Eduardo dos Santos.




O casal Gigliola Pelaez e Alan Cristian Alborta ficaram emocionados com o desfile.





Gisele Amaral, descendente de bolivianos, ficou feliz em ver a integração dos imigrantes com a comunidade no carnaval.





Para Daniza Pelaes, também boliviana, o desfile foi “lindíssimo; uma experiência única”.

 



Paola Alvarado, que desfilou na comissão de frente da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé
falou ao Bolívia Cultural.

Fonte: 
Bolívia Cultural
INFINITAFM

No hay comentarios