Publicidad

Breaking News

EN SAN PABLO .. RESIDENTES DE VENEZUELA ..CELEBRARAN FIESTA DE SAN JUAN e INDEPENDENCIA.


ENTRE TAMUNANGUE E SANGUEO... O coração das Festas Juninas da Venezuela
Por: Da Redação - São Paulo, 28 de junho de 2012

ENTRE TAMUNANGUE E SANGUEO... O coração das Festas Juninas da Venezuela SÃO PAULOQuarta-Feira, 4 de JulhoMemorial da América LatinaAuditório Simón Bolívar  19h30

               
O mês de junho, solstício de verão no hemisfério norte, e celebrado festivamente por muitas culturas ao redor do mundo. Venezuela não é a exceção. A riqueza cultural da mistura de africanos, europeus e indígenas  deixou uma profunda marca cultural na América Latina que na Venezuela se expressa no mês de junho na celebração e culto sincrético de Santo Antônio e São João.


No ocidente do país, no estado Lara, o povo comemora o dia de Santo Antônio dançando e cantando uma suíte musical chamada de Tamunangue. Nela se encontra a força dos instrumentos de cordas venezuelanos, uma “batalha” de garrotes e uma dança festiva, descendente das quadrilhas européias.


Mais para o centro do país, na costa produtora de cacau, o ciclo festivo do mês de junho tem como foco as festividades do natalício de São João e se celebra com danças ao ritmo dos tambores afro-venezuelanos com sirenas – cantos improvisados e a capella -, sangueos  –cantos processionais para o Santo –e os distintos golpes do tambor.


Na comemoração dos 201 anos da Independência da República Bolivariana da Venezuela no Brasil, convidamos aos brasileiros a conhecer com os cantores do Grupo Cántaro e a dança do Grupo Caramba melhor o coração da cultura venezuelana e a descobrir que são mais os elementos que temos em comum, do que imaginamos...


Fonte: 
Bolívia Cultural

No hay comentarios