Publicidad

Breaking News

EN SAN PABLO .. Pde. MARIO GEREMIA ES HOMENAGEADO EN LA ASAMBLEA LEGISLATIVA.


Padre Mario Geremia é homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo

Por: Da Redação - São Paulo, 29 de agosto de 2012 - Atualizado em 29/08/2012 às 14h02

Padre Mario recebeu indicação da comunidade peruana para a homenagem e a colônia boliviana apoiou. Foto: Antonio Andrade/Bolívia Cultural


Patricia Maria Villaverde Melgarejo da comunidade paraguaia foi reconhecida como formadora de cidadania. Foto: Antonio Andrade/Bolívia Cultural





















Após anos de trabalho em favor das comunidades imigrantes da capital paulista, o Padre Mario Geremia, da Pastoral do Imigrante recebeu uma homenagem na noite da última terça feira (29) na Assembleia Legislativa de São Paulo como o personagem do ano de 2011 em defesa dos direitos humanos dos imigrantes.
Ballet Folclórico Boliviano foi o destaque da noite com a dança Chacarera. Foto: Antonio Andrade/Bolívia Cultural






















Emocionado, o padre e coordenador da Pastoral do Migrante, foi homenageado com uma placa do CONSCRE (Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras) e agradeceu a todos pelo reconhecimento.
 
No entanto, Geremia quis deixar claro que aceitou receber a homenagem em nome de todos os imigrantes, porque seguno o Padre, são eles quem merecem ser reconhecidos.
Como uma personalidade que se destacou na comunidade imigrante, o padre elencou dois temas que marcaram sua trajetória que são as lutas por políticas públicas de migração e o cuidado com a pessoa humana. 
“O mundo é diverso, plural e no contexto de globalização temos que dialogar com o diferente, valorizar a verdade do outro e crescer como comunidade internacional”, afirmou.

A indicação do Padre para ser reconhecido pelo CONSCRE veio a partir da comunidade peruana e recebeu, também, o apoio da colônia boliviana. 
 
"O Padre Mario é um exemplo para todos nós e este é um momento de alegria em que agradecemos por ele ter dedicado parte de sua vida para os sul-americanos", afirmou o cônsul geral do Peru em São Paulo, Eduardo Pérez del Solar.

Já o coordenador do CAMI (Centro de Apoio ao Migrante), Roque Patussi relembrou a ascendência italiana do padre e declarou que ele mereceu receber o prêmio devido a sua luta pela integração dos imigrantes nas áreas pública, cultural e religiosa.

Numa noite onde os imigrantes eram o tema, Patussi não deixou de comentar a respeito da lei de imigração que nega, aos não nascidos no Brasil, o o direito ao voto . 

“Temos que exigir que esse item seja retirado para que congresso possa apresentar uma nova proposta, porque, do contrário,  não será possível modificar o estatuto em cima da Constituição”, declarou.
 
Após a cerimônia, houve uma recepção no Hall Monumental onde o Ballet Folclorico Boliviano dançou chacarera com trajes típicos e a comunidade boliviana serviu pratos tradicionais do país, como a salteña e o licor de folha de coca. Outras colônias de várias partes do mundo também mostraram um pouco da diversidade cultural do evento. No local também foi distribuído o jornal da Pastoral do Migrante, o Nosotros Imigrantes.
 
Personalidades das comunidades da Alemanha, Arábia, Armênia, Grécia, Espanha, Moldova, Italiana, Japonesa, Judaica, Lituania, Rússia, Paraguai, Peru e Portugal também foram homenageadas.
 
A solenidade, realizada no Auditório André Franco Montoro, começou a ser planejada três meses atrás, conforme explicou o presidente do CONSCRE, Claudio Pieroni. Segundo ele, três coordenadores cuidam da parte de gastronomia, apresentações e cerimônia.  O evento é realizado pelo Conselho desde 2007.
 
Homenageados

1. Nicolay Chocianowicz
comunidade russa

2. Rui Fernão Mota e Costa
comunidade portuguesa

3. Padre Mario Geremia C. S.
Comunidade peruana

4. Patricia Maria Villaverde Melgarejo
comunidade paraguaia

5. Antonio Peticov
comunidade moldovoa

6. Prof. Dr. Walter Maigon Pontuschka
comunidade letoniana

7. Rabino Henry Sobel
comunidade judaica

8. Midory Kimura Figuti
comunidade japonesa

9. Natalina Berto
comunidade italiana

10. Constantino Lambros Katsonis
comunidade grega

11. Casto Veieitez Fernandez
comunidade espanhola

12. Anahid  Debelian  Kahn
comunidade armênia

13. Zilda Camasmie Taleb
comunidade árabe

14. Ursula Dormien
comunidade alemã

 

No hay comentarios