Publicidad

Breaking News

SUBPREFECTURA NO LIBERA A RUA COIMBRA

Festa de Alasitas acontece dia 24 em SP; prefeitura pode impedir uma das comemorações

Por: Sarah Fernandes

A Festa de Alasita em São Paulo vai respeitar a tradição boliviana: a comemoração será em 24 de janeiro, dia tradicional da festa. No entanto, apenas uma das duas comemorações previstas pela comunidade está confirmada. A prefeitura de São Paulo ainda não autorizou a realização da festa na Rua Coimbra.

A coordenação do evento terá, ainda nessa semana, uma reunião com a subprefeitura da região para negociar a realização da festa. “Estamos enfrentando muita burocracia, mas vamos tentar a todo custo realizar a festa”, afirma Jorge Meruvia, um dos responsáveis pelo evento. O Bolívia Cultural vai acompanhar as negociações e divulgar em primeira mão a programação da festa.

Por enquanto, está confirmada a festa no Clube de Regatas Tietê, organizada pela Associação Gastronômica e Cultural Boliviana “Padre Bento”. A festa terá início às 12h, com a presença dos mestres de cerimonia Luis Ângelo, Pedro Vargas e Hamilton.

A programação inclui atrações como a missa tradicional, dança de Ekeko, apresentação do grupo Akhulli 
e apresentação do cantor Toninho Matos. A festa tem apoio da Subprefeitura da Mooca, do Consulado Geral da Bolívia, do Programa América Latina, do IDT Brasil, dos cartões Hola Andina e da viação Andorinha. O patrocínio é das empresas Wester Union e Aerosur.

PROGRAMACION

ALASITA 2011 no Clube de Regatas Tietê este 24 de janeiro

Por: da Redação
ASSOCIAÇÃO GASTRONÔMICA CULTURAL E FOLCLÓRICA BOLIVIANA “PADRE  BENTO”
FUNDADA EM 01 DE JULHO DE 2002 - CNPJ 05.270.440/0001-82 - FONE 2651 2273 - FAX 2082-8873

Festa Alasita
2011 Kantuta
Dia 24/01/2011


Programação:
12:00 Hrs - Inicio da Festa (Mestres Cerimônia (Luis Ângelo/ Pedro Vargas e Hamilton)
13:00 Hrs - Abertura con Convidados e Grupo Musical Brasileiros
14:00 Hrs - Missa Tradicional (Padre Mario)
14:40 Hrs - Dança EKEKO com Grupo Sociedade Folclórica
15:30 Hrs - Apresentação Grupo AKHULLI
16:00 Hrs - Dança Grupo Kantuta Bolivia
16:20 Hrs - Cantor Toninho Matos
17:00 Hrs - Grupo AKHULLI
19:30 Hrs - Encerramento da Festa (BANDA UNION TROPICAL E GRUPO AKHULLI)


PATROCÍNIO:

- WESTER UNION
- AEROSUR

Apoios e Convidados:

- SUBPREFEITURA MOOCA
- CONSULADO GERAL DE BOLÍVIA
- PROGRAMA AMÉRICA LATINA (Amilton Produtor)
- IDT BRASIL
- CARTÕES HOLA ANDINA
- ANDORINHA
- GRUPO KANTUTA BOLIVIA
- SOCIOS ASSOCIAÇÃO Gastrônomica CULTURAL KANTUTA
                            



HISTÓRIA DA FESTA DE “ALASITAS”
Alasita vem da língua Aymará e significa “cómprame”. A feira de Alasitas é uma atividade econômica própria dos indígenas aymarás e mestiços que habitam na cidade de La Paz (Bolívia).

Durante a colonização existiam diversas feiras indígenas que acompanhavam o calendário agrícola e as festividades católicas.  A feira de Alasitas nasce como parte do culto ao Ekeko que é o Deus da abundância, que traz prosperidade e bens materiais, necessários para a vida.

A festividade da Nossa Senhora de La Paz, celebrada os dias 23, 24 e 25 de janeiro desde 1800 com atos litúrgicos católicos, contou com a participação de todos os setores do povo Paceño e indígenas Aymarás, dançando e vendendo miniaturas de móveis, roupas, ferramentas, alimentos, utilidades domésticas e animais. De 1859 a 18665 a feira de “Alasitas” converteu-se num espaço de exibição de belos trabalhos em miniatura.

As miniaturas segundo o pensamento andino, são portadoras de poderes mágicos e símbolos profundos, e  trazem a fertilidade e abundância de bens materiais.

Existe o costume de comprar as miniaturas às 12:00 hs do dia 24 de janeiro, levá-las ao Yatiri religioso para colocar incenso e abençoá-las na igreja católica. Segundo a tradição esta é a hora sagrada.  Se tivermos fé o nosso desejo se cumpre

1 comentario:

  1. Alguem vende cartoes ola andina ? Ou ola mais ?

    Entre em contato no meu e-mail.

    filipe.mgoncalves@hotmail.com

    ResponderEliminar