Publicidad

Breaking News

EN SAN PABLO ... ASAMBLEA DE INMIGRANTES .. REUNE A LATINOAMERICANOS.


Assembleia de imigrantes reúne latino-americanos na Feira Kantuta

Por: Angelina Miranda - São Paulo, 20 de agosto de 2012

Pensando na discussão sobre trabalho digno aconteceu neste domingo (19) assembléia dos imigrantes na Feira Kantuta. A iniciativa é do Centro de Apoio ao Migrante (CAMI).

 
 A iniciativa é do Centro de Apoio do Migrante (CAMI) e teve como intuito orientar e dar mecanismos para que o imigrante busque os seus direitos, não ficando vulnerável a trabalhos análogos à escravidão.  
Outras assembleias são cogitadas com temas como saúde e educação.




















Marina Novaes, advogada do Centro de Apoio ao Migrante, Juliana Felicidade Armede, coordenadora do Núcleo da Secretaria da Justiça, Pe. Mario Geremia coordenador da Pastoral do Migrante e Alexandre Bento, representante da Central Única dos trabalhadores (CUT) foram as autoridades presentes que dialogaram com os imigrantes.
 
Muitos bolivianos, e até mesmo um argentino, levantaram questões a cerca do trabalho na costura. Um deles apontou que por causa dos custos para contratar um funcionário dentro das normas trabalhistas, muitos donos de oficina não regularizam a situação de seu empreendimento alegando que a disputa no mercado se torna desleal. Fator não tomado como desculpa por Armede.

“Estando no Brasil é imprescindível que se trabalhe dentro das leis, para evitarmos problemas futuros. Temos direitos, mas também deveres”, disse.

Tendo a oportunidade de falar, um boliviano explicou o porquê das longas e exaustivas horas de trabalho nas oficinas.

“O nosso pecado é trabalhar. Não trabalhamos o dia inteiro porque gostamos, mas sim porque ganhamos por peça produzida. Se trabalhamos em horário comercial, ao final do mês o que recebemos mal dá para comer”.
 
Roque Patussi, coordenador do CAMI, avalia que iniciativas como estas devem ser feitas com frequência para promover o diálogo sobre diversos assuntos.
 
Até o final do ano a instituição pretende realizar outra assembléia, desta vez sobre saúde.

 Veja fotos
Fonte: 
Bolivia Cultural

No hay comentarios